Páginas

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Atividades físicas durante a gravidez

Estudo feito na Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, mostra que a atividade física reduz em até 30% as chances de um nascimento prematuro. 

Segundo a pesquisa, os exercícios físicos protegem contra a hipertensão e combatem fatores de risco, como ansiedade e depressão.

Além disso, a mulher ativa durante a gestação tem menos dores nas costas, menos chance de ter incontinência urinária no pós-parto, ganho de peso mais normal e humor mais estável.

Buscar orientação do médico, educador físico e fisioterapeuta na hora de escolher a atividade física mais adequada durante a gestação é imprescindível. Na tentativa de ajudar, listamos aqui quatro atividades mais comuns e, no geral, também as mais recomendadas.

***

1. Pilates: Trabalha a flexibilidade, consciência corporal, equilíbrio, força, relaxamento e respiração tendo como princípio a ativação da musculatura estabilizadora do tronco.

2. Hidroginástica: A água propicia uma atividade com pouca carga nas articulações, principalmente em quadris e joelhos e pode ser uma boa opção para mulheres que apresentam edemas e inchaços.

3. Caminhada: Fortalece os músculos das pernas e do abdômen, favorece o bom posicionamento da coluna e ajuda a sustentar melhor o peso do bebê. Além disso, o movimento do quadril ao andar é uma forma natural de encaixar o bebê, posicionando-o para o nascimento por parto normal.

4. Ioga: A atividade que integra o corpo e mente também trabalha o sistema respiratório, levando ao relaxamento e diminuindo a ansiedade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário