Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Horário de Verão - quem gosta?

Tem gente que gosta e tem gente que não. Mas o fato é que temos que nos acostumar com o horário verão.  Acordar cedo é, para a maioria das pessoas, um suplício. Com dificuldade, nos arrastamos para sair da cama, a preguiça nos consome, o sono é interminável e o despertador, nosso principal inimigo. Se diariamente é essa “luta”, imagine tendo que adiantar o relógio em uma hora? Traduzindo: menos uma hora de sono, acordar com o céu escuro e com um mau humor inquestionável. Para muitos essa é a rotina quando começa o horário de verão. Mas quais são os benefícios dessa mudança do ponto de vista social?


A resposta é simples. O Governo Federal adota essa medida, por quatro meses, para reduzir o consumo de energia. Uma informação importante, é que a medida tem melhores resultados quando realizada em países que estão distantes da linha do Equador. Isso porque os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Para nós, do Brasil, a medida é válida, para dissolver os picos de consumo, ou seja, os horários que mais se gasta energia no país. Estima-se que será economizado nesses horários, algo em torno de 5%. A sobrecarga do Sistema Energético é que gera o famoso e tão temido “apagão” – que segundo o diretor-geral do ONS, Operador Nacional do Sistema, Hermes Chipp, está descartado no período.

Ainda, segundo Chipp, o horário de verão que começa à 0 hora do dia 20 de outubro, domingo, e termina no dia 16 de fevereiro, deve proporcionar uma reserva de R$ 400 milhões, valor quatro vezes maior do que foi arrecadado em 2012. Este ano, o horário de verão será implantado nas regiões sul, sudeste e centro-oeste.



Bom , estamos agora esclarecidos sobre os benefícios que a medida traz para todos nós. Mas e com relação a cada indivíduo? Como se adequar à mudança? Especialistas acreditam que dormir cedo e praticar exercício físico são ótimas dicas para se acostumar. E convenhamos, sair do trabalho com o dia claro é um incentivo a mais para ir a academia, fazer uma caminhada ou ir a loja da La Mare. Vem conhecer a coleção de verão, está um sucesso!

*Estamos na Avenida Coronel José Dias Bicalho, 860A, bairro Bandeirantes, Belo Horizonte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário