Páginas

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Prevenir é o melhor remédio

Segundo o dicionário Aurélio, dor significa sofrimento físico ou moral; aflição; mágoa; dó. Qualquer que seja o ponto em sofrimento da dor física é necessário cuidado imediato a fim de minimizar ou acabar com o incomodo. Entretanto, existem várias técnicas que ajudam a prevenir um caso de dor específica, como as da coluna. Dados da Organização Mundial da Saúde, OMS, apontam que 80% da população (principalmente entre as mulheres), tem ou terá a famosa dor nas costas.

Os fatores causadores podem ser muitos, mas podemos citar o sedentarismo, a postura inadequada, problemas psicológicos, excesso de peso e questões genéticas. Quando não tratada a dor, que nada mais é que um sinal do corpo humano avisando que algo está errado, pode se transformar em quebra de vértebras, desgaste da coluna, cifose (desvio para frente) ou escoliose (desvio para o lado). A maioria passa em dois ou três meses, mas 10% delas são consideradas casos graves e que demandam tratamento.


Para evitar possíveis complicações listamos algumas dicas para você tomar cuidado quando for fazer alguma dessas ações;
  • Uma pessoa não deve carregar 10% do seu peso. Trocando em miúdos, essa frase quer dizer que se você pesa 70kg não deve carregar uma mala, por exemplo, com peso superior a 7kg.
  • Ao carregar mochila e/ou malas opte pelas que possuem uma alça de ajuste na cintura, ou de rodinhas. As pastas devem ser alternadas entre as mãos constantemente para não sobrecarregar nenhum dos lados do corpo. 
  • Prefira colchões nem muito duros e nem muito moles. Dormir de lado ou de barriga para baixo, ainda são as posições mais recomendadas pelos especialistas. 
  • Quando for se sentar opte por cadeiras que tenham encosto vertical firme.
  • Se for limpar a casa procure fazer movimentos curtos sem se curvar demais. Procure ficar mais ereta.
Agora, se a dor ultrapassou os três meses, se é forte a ponto de te acordar durante a noite ou se é acompanhada de febre, perde de peso, fraqueza ou sensibilidade é importante procurar orientação médica o quanto antes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário