Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Cabelos saudáveis

Já comentamos em nossas postagens diárias do facebook, que os cuidados com a pele e com os olhos devem se intensificar com a chegada do verão. Da mesma forma, é preciso cuidar dos cabelos. O sol, o vento, a água salgada do mar, o secador de cabelo e tantos outros agentes externos ajudam em muito para que os cabelos fiquem opacos, quebradiços e sem vida. Há, ainda, nas mulheres, o que chamamos de mudança hormonal que se dá por diversos motivos e em todas as idades. A química usada para tratamentos de alisamento e coloração, aliada com os fatores citados são protagonistas de uma estória que não tem um final muito feliz – caso ignore o fato que seus cabelos precisem de um cuidado especial.

O fio é composto por água (cerca de 10%), lipídeos (de 3 a 6%), aminoácidos (cerca de 14%) e o restante de queratina. Está dividido em três partes principais: a medula - parte central do fio, o córtex – seria o “recheio”, onde a queratina se concentra, e a cutícula - parte externa do fio, que parece com as escamas de um peixe e que é responsável pela maciez, brilho e cor dos cabelos. A principal função da cutícula é proteger o córtex de todos os agentes externos, pois é a queratina (contida no córtex) que vai garantir elasticidade e resistência do fio.

Para tanto foram desenvolvidos diversos processos para hidratar e caso necessário fazer uma reconstrução capilar. Mas é importante saber que qualquer procedimento deve ter orientação de um profissional, caso esteja utilizando produtos químicos. Para hidratar o ideal são os óleos vegetais, como o de oliva e o de semente de linho ou os essenciais como o ylang ylang – que devolve o brilho dos cabelos.

Quando é necessária a reconstrução do cabelo, o componente que não pode faltar no produto é a queratina, porque o fio é formado basicamente pela substância. A gente fez uma pesquisa e encontramos inúmeros processos de reconstrução e hidratação que são oferecidos pelos salões de beleza, confira alguns; cauterização; reconstrução catiônica de caviar; selagem térmica; "botox capilar"; hidratação fotônica; cataplasme; queratinização e nanoqueratinização ou semi de lino.

O que não falta é opção para deixar o seu cabelo saudável. Mas vale lembrar que são produtos mais caros e que, portanto, ao decidir usar algum tipo de química no cabelo pense também nos gastos que terá com a manutenção dos fios. Entretanto existem opções caseiras que podem dar muito certo. Vale uma pesquisa! Nos casos mais sérios, que não foram solucionados com hidratação e reconstrução capilar, procure um médico.

***

E lembre-se: nenhum resultado será positivo se não houver uma alimentação balanceada rica em frutas, verduras e legumes. ;)

#La Mare no Instagram: @lamarebeachwear
#La Mare no facebook: La Mare 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário