Páginas

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Qual o melhor horário para praticar exercício físico?

A prática de exercício físico sempre envolveu mitos. Um deles é o de que existe um melhor horário para se exercitar. Acontece que cientificamente não existe nenhuma prova que estabeleça conexão entre horários e melhores resultados. O que existe é que cada período do dia traz vantagens e desvantagens e é bom que a gente saiba quais são elas.




Manhã e antes do almoço
Ideal para quem acorda cedo e tem condições de planejar sua rotina de exercícios antes do almoço. A recomendação médica nesse sentido é prestar muita atenção na alimentação, que deve ser leve, com a inclusão dos principais grupos alimentares (carboidrato, proteína, fibra e gordura). O ideal é que se tenha uma hora entre o café da manhã e o exercício e nunca (nunca mesmo!) deixar de se alimentar. A vantagem é que o organismo "acorda" com você e mantém-se mais ligado durante o dia.

Tarde
Segundo uma pesquisa publicada no Jornal de Fisiologia, exercícios nesse horário (entre o final da tarde e início da noite) podem ajudar a otimizar os ritmos cardíacos e melhorar o sono à noite. Nesse período, os exercícios tendem a ser mais intensos por conta dos níveis de insulina e cortisol (hormônio ligado ao estresse físico) estarem mais altos.

Noite
Para quem tem dificuldades de dormir ou até mesmo insônia, esse horário não é o mais indicado. Isso porque a atividade física libera uma quantidade grande de endorfina, o que gera euforia. Caso seja o único período possível, é bom estar atento para que o exercício ocorra de duas a três horas antes de ir para a cama. E da mesma forma como a gente alertou acima, é importante ir alimentado para a academia.

***

Na La Mare, você também encontra moda fitness, com roupas de tecidos leves e modelagens confortáveis, para que este momento seja ainda mais prazeroso. Tudo com até 50% de desconto.




E o mais importante é ter foco na hora de cuidar da saúde e do bem-estar, cada um da forma que consegue. Fazer exercício melhora a autoestima e deixa o mundo ao nosso redor bem mais interessante! Vá em frente! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário